Seja bem-vindo(a), Faça login

Conheça nossa História

 

Olá, seja bem-vindo à Solartesam Artesanato. É um grande prazer tê-lo por aqui, esperamos que tenha uma ótima experiência em nossa loja. Preparamos tudo com muito carinho, pensando em cada detalhe para que você possa encontrar as peças decorativas que procura, contendo as informações para uma escolha perfeita. Precisando de maiores esclarecimentos, sobre nossos produtos e ao processo de compra, estamos aqui do outro lado à sua disposição.

 

CONHEÇA A NOSSA HISTÓRIA

Tudo começou há alguns anos, quando uma amiga “Sonia Ozílio” nos convidou para fazermos arte juntos à ela e sua filha. Já tínhamos aprendido a pintar e modelar com ela, nos cursos em que a mesma ministrava, e sem colocar resistências fomos trabalhar juntas. Fizemos muitos trabalhos e embora por pouco tempo, aprendemos muito, adquirimos experiência e alimentamos o amor pelo trabalho manual. E com a paixão pelo artesanato instalada mais fortemente em nós, mesmo com a dissolução da sociedade decidimos continuar. Foi então que em 1996 abrimos nosso ateliê… Foram muitos anos vendendo para amigos, vizinhos, indicações dos amigo, entre outros. Neste tempo fizemos inúmeros trabalhos, desenvolvemos muitas técnicas, aprendemos vários artesanatos diferentes, afinal, todo artesão que se prese, sabe que uma técnica só não basta, você aprende uma, que leva a outra e assim se coleciona uma infinidade de conhecimentos, técnicas e trabalhos manuais diversos…

Porém, a partir da nossa imersão na internet, logicamente bem timidamente no início, que realmente estamos tendo a oportunidade de crescimento e desenvolvimento. Iniciamos primeiramente no extinto Orkut, com perfil pessoal, mas que usávamos para mostrar nosso artesanato; depois criamos um perfil no face; mais tarde criamos uma conta na extinta Solidarium, em seguida no Mercado Livre e Elo7. Passamos algum tempo vendo nossos anúncios serem visitados, mas nenhuma compra efetivada, causando em nós muita frustração… Até que num belo dia de inspiração Divina, ao olhar uma Réstia de Cebolas Artificial que havíamos feito há uns bons anos atrás e que nas feiras em que participamos causava muita polêmica, resolvemos fotografá-la e anunciar nas nossas lojas (mas precisamos confessar, foi sem expectativa alguma de vender, queríamos apenas “causar” alguma reação, até de polemizar, como acontecia nas feiras), porém, não bastaram nem 10 visitas no anúncio e para nossa surpresa eis que nossa primeira venda online aconteceu, um verdadeiro despertar, comemoramos muito esse feito, quase sem acreditar. Lógico que não foi como passe de mágica chegar até aqui, com um relativo sucesso de vendas, mas essa primeira venda ficou marcada em nossa história e desde então a Réstia de Cebolas Artificial tem sido nossa Rainha de vendas. Vindo também a Réstia de Alho Artificial, depois a Réstia de Pimentas Artificial, logo, a pedido de um cliente, começamos também a fazer as Peças de Frios Artificiais.

As frutas, que estão hoje entre nossos produtos bem sucedidos, já eram comercializadas em nossa loja física, no mundo online iniciou com a venda do Fruto de Guaraná Artificial, a pedido de um cliente internacional, que nos solicitou o fruto. Como amamos desafios não resistimos e aceitamos a encomenda, sem imaginar que seria sucesso de venda.

 

Agora, nosso desafio é este em que damos início na Plataforma da Dloja, lançando nossa tão sonhada Loja Virtual, onde podemos nos apresentar mais própria e intimamente ao nosso público, contando mais sobre nosso trabalho.

 

SOBRE NÓS:

Somos na verdade uma família de arteiros ( José o pai, a Gracinha a mãe e as três filhas: Sandra e Solange, voltadas para as artes manuais e a caçula Silvanete, com sangue de arteiros nas veias, porém muito mais sinestésica, apaixonada pela dança).

Solange, a irmã Sandra e a mãe Maria das Graças, “Graça, ou Gracinha (como preferir)” são três ARTEIRAS apaixonadas pelo que fazem e que apesar de há muito tempo fazer “arte” acordam todos os dias com imensa gratidão a Deus por mais um dia incrível de trabalho.

O artesanato está presente na família desde a infância. A Graça, assim como a maioria das meninas de sua época, especialmente as de origem do interior, dividia seu tempo entre os afazeres domésticos e os da roça com os trabalhos manuais, especialmente os de bordado em ponto cruz, na época chamado “ponto de Marca” trabalhados em peças de enxoval muito delicadas. Hoje os tecidos já são preparados para bordar, como etamine, mas no seu tempo ela bordava em tecidos de tramas muito fechadas, que necessitava contar as linhas da trama para desenhar o “X” de cada ponto de forma impecável e perfeita. Além disso, costurava à mão, inclusive bonecas de pano, também desenvolveu a arte de tecer peneiras com taquaruçu, material colhido na roça, na tão amada Minas Gerais. Assim como a Gracinha, o marido e pai das arteiras, José (um arteiro eventual da loja), também tinha habilidades manuais com balaios de taquaruçu, durante sua juventude na roça.

Mais tarde, depois de casados e com as três filhas, a Graça se dedicou à costura, após ter se especializado num curso de Corte e Costura, costurando roupas para a família.Com a criação do ateliê, além do ponto cruz, passou a costurar as peças de enxovais que são customizadas na loja, se destacando na perfeição, nos arremates e no acabamento das peças.

 

A outra arteira, a Sandra, herdando as habilidades da mãe, também iniciou o trabalho manual ainda criança. Tinha apenas 8 anos de idade, quando se interessou em aprender crochê e como ninguém acreditava que realmente queria aprender algo, não davam atenção, o que a obrigou a praticamente se tornar autodidata no crochê. Em seguida, ainda na infância veio o ponto de marca, ou ponto cruz, que aprendeu com sua mãe, e logo após aprendeu a pintar em tecido, não parando somente no tecido, estampando todos os vasos de plantas da casa, peças grandes de cimento, pintando-os, como se realmente soubesse o que estava fazendo, se achando uma verdadeira “Da Vinci”. E esse foi somente o começo de uma jornada de vários outros trabalhos que foram incorporados às suas habilidades e nisso está sua maior facilidade a de aprender e recriar novas técnicas.

 

A terceira arteira, a Solange, ou Sol, dizia jamais se enxergar no mesmo lugar que a irmã Sandra, sentada desenvolvendo trabalhos manuais, sua inquietude e agitação não permitiam que ela se imaginasse fazendo artesanato. Muito embora fazia de seus trabalhos escolares verdadeiras obras de arte e de seus cadernos um álbum, onde dividia as tarefas com os desenhos e florinhas em todas as folhas. Mas, sua resistência não demorou a dar lugar para a paixão pelos trabalhos manuais, assim que experimentou aprender a pintar em tecido, com a Amiga Sonia, mencionada no início, se descobriu uma verdadeira artesã, capaz de ficar horas a fio desenvolvendo um trabalho manual. Quem diria…, uma menina que não era capaz de ficar nem uma hora sentada e concentrada num trabalho, agora se dedica aos mais minuciosos e delicados processos. Sua maior habilidade é exatamente a capacidade de perfeição nos detalhes, quanto mais exigente for uma peça, aí ela se destaca ainda mais.

 

NASCIMENTO DA MARCA

O nome Solartesam Artesanato nasceu depois de inúmeras tentativas de encontrar um nome que nos identificasse e fosse original. Após ter experimentado o nome de Solartesandra no perfil do facebook, achamos que o nome poderia ser reelaborado para o qual procurávamos e assim unimos o “Sol” de Solange, com a “Arte” que fazemos e nos une ainda mais, mais o “Sa” de Sandra e por fim o “M” de Maria das Graças, acrescentado de “Artesanato”, tipo de trabalho que executamos.

 

INSPIRAÇÃO DO LOGOTIPO

Se pensar no nome que nos identificasse foi difícil, imagina a imagem…

Também queríamos algo que de alguma forma nos descrevesse e se tem uma coisa que as Três faz o tempo todo é Pintar e Bordar literalmente. Desse modo, veio a ideia de criar um pincel que ao mesmo tempo pintasse e bordasse. E para colocar a ideia em prática e sem recursos para entregar a tarefa a um designer, nós mesmas nos aventuramos a desenhá-lo. O modelo, acredite, foi a própria Graça que nos ofereceu a partir de uma foto que fizemos dela bordando… Mesmo com o braço imobilizado em decorrência de uma cirurgia de reconstrução do tendão, não largou a agulha e a linha, continuando nesse período seus trabalhos de bordado. E foi assim, com toda essa inspiração que nasceu nosso logotipo, que pinta e borda, de forma literal, mas que principalmente sorri, expressando a nossa felicidade e gratidão por trabalhar em algo que amamos.